sábado, abril 13, 2013

Costume não é amor!



Porque lutamos tanto para acabar com o casamento arranjado e muitos ainda se casam sem amar?


Na Idade Média, era comum casamentos arranjados, já que nessa época era muito levado em conta o nível social da família, os casamentos em sua maioria eram feitos para aumentar o nível social da família, ou simplesmente mantê-lo. Até mesmo hoje em dia ainda é possível encontrar este tipo de casamento. Aqui mesmo no Brasil, na região nordeste ainda existe este tipo de acordo entre famílias.

Sabendo disso vemos que muita coisa mudou, e no cotidiano da maioria das pessoas, inclusive o meu, o casamento arranjado é um assunto muito esquecido. Mas, conversando com alguns amigos percebi que embora não sejamos mais obrigados a casar com quem não amamos muitas pessoas ainda namoram, e muitas vezes casam sem amar. E qual o motivo disso?

As pessoas fazem isso acreditando que o amor vem com o tempo, em raros casos isso pode acontecer sim, mas quando acontece é porque mesmo que não fossem obrigados a ficar juntos, isso acontece, porque o amor não leva em consideração os pensamentos e necessidades humanas, a única coisa que faz o amor agir, é a necessidade de amar, e de ser amado. O que acontece na maioria dos casos é o "costume", as pessoas simplesmente se acostumam a conviver com o parceiro, mas essa não é uma relação em que se pode dizer que existe amor. Vendo que o divórcio no Brasil cresceu 200% em 23 anos, o que daria um divórcio a cada quatro casamentos, não é muito difícil prever que um casamento arranjado resultaria em divórcio. Percebam que se já é difícil conviver com amor, imagina sem ele.

Avalie as suas prioridades e veja se realmente vale a pena passar anos da sua vida com uma pessoa que possa te oferecer o melhor em relação a conforto e bens materiais, embora não consiga te oferecer o melhor que há nessa vida, a felicidade de amar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário